Global Cortex - Banner

Acidentes ocupacionais acontecem, onshore e offshore

O ambiente de trabalho nas indústrias no Brasil é, historicamente, um dos mais perigosos do mundo. O país ocupa a 2ª posição entre as nações do G20 em mortalidade por acidentes de trabalho, o que evidencia uma realidade alarmante e persistente.

De 2002 a 2020, foram registrados 21.467 óbitos relacionados ao trabalho formal. De 2012 a 2019, 15% dos acidentes ocorreram por operação de máquinas e equipamentos.

Em 2021, foram notificados 571.800 acidentes de trabalho e 2.487 mortes. Em 2024, o número subiu para 724.228.

Entre 2012 e 2024, o total de acidentes ultrapassou 8,8 milhões, com mais de 32 mil mortes. Os custos da previdência passaram de R$ 120 bilhões com benefícios acidentários.

Distribuição em 2024:
74,3% no ambiente de trabalho;
24,6% no trajeto casa-trabalho;
1% como doenças ocupacionais.

Afastamentos:
61,07% até 15 dias;
27,01% sem afastamento;
11,91% acima de 15 dias.

Gráfico de acidentes

A solução?

A Global Cortex é uma startup voltada à proteção de vidas, ativos e controle de qualidade, com foco em IA e vídeo analytics.

Foi criada em resposta à necessidade do mercado por sistemas de proteção de vidas, dos tradicionais e comprovados como pórticos, linhas de vida e plataformas, ao mais complexo gerenciamento de vídeo, que utiliza a inteligência artificial, vídeo analytics e aprendizado de máquinas, para a detecção, prevenção, antecipação e coibição de acidentes, em sinergia com sistemas de segurança ocupacional já existentes, de forma a convergir aos definidos nas metas e objetivos do cliente.

O sistema Global Cortex processa as imagens de câmeras especificamente designadas para esta função, cobrindo as áreas predeterminadas de movimentação de veículos industriais, pedestres e ativos, buscando desvios na segurança como: uso incorreto de EPIs, posicionamento inseguro sob cargas suspensas, áreas segregadas e obstrução de rotas de fuga.

Uma vez detectados, um sistema de alerta notifica o operador do veículo e o pedestre, além de emitir um alerta audiovisual, na forma escolhida pelo cliente que, poderá ser integrado ao seu sistema de monitoramento, para acompanhar os alertas emitidos por sua central de controle através de sistemas dedicados via internet, que podem ser acessados de forma segura.

Como funciona?
A partir do levantamento videográfico das áreas, locais, pontos, das máquinas, equipamentos, veículos, ativos mais preocupantes e dos pedestres escolhidos pelo cliente, são desenvolvidos “cenários” a serem monitorados.

Em seguida, esses cenários são delimitados e as distâncias, velocidades e tempos máximos permitidos são calculados, usando algoritmos próprios do sistema, para se estabelecer quais serão os permitidos para que as tarefas sejam executadas de forma segura para os colaboradores e ativos, antes que uma colisão, abalroamento ou atropelamento, ocorra.

Também nesse momento, é especificado o número de câmeras adicionais (quando necessárias) e equipamentos de borda para garantir o perfeito funcionamento do sistema, em tempo real.

Uma vez realizado, inicia-se a implementação do sistema.

Além de evitar acidentes por meio de notificação em tempo real, o sistema também permite armazenar dados e gerar relatórios com todos os desvios cometidos.

Sua implementação é simples e pode ser feita rapidamente a partir dos parâmetros de segurança já identificados ou a partir de mapeamento da área, sem a necessidade de grandes investimentos em hardware.

“Zele pela segurança e integridade de seus colaboradores e ativos de forma econômica e eficaz.”

Módulos Adicionais

EPIs

Detecção de EPIs

Faíscas

Detecção de faíscas, fumaça e fogo

Falhas

Detecção de falhas

Sabotagens

Detecção de sabotagens

Prateleiras

Verificação de prateleiras

Rastreamento

Rastreamento

Detecção facial

Detecção facial

Reconhecimento

Reconhecimento facial

Contagem

Contagem de pessoas

Aglomerações

Monitoramento de aglomerações

Objetos

Detecção de objetos abandonados

Busca

Busca de objetos

Placas

Reconhecimento de placas

Tráfego

Densidade de tráfego

Vídeos

Análise de vídeos

Assistente inteligente

Assistente inteligente